(Ouça a íntegra do programa aqui)

 

Vesúvio, o pop sofisticado de Djavan – Podcast

 

São mais de 40 anos de dedicação à música popular brasileira. Suas composições são cantadas, regravadas e reverenciadas por público, artistas e críticos. Alguns dos seus sucesso, inclusive, já fazem parte da memória afetiva do brasileiro que no primeiro acorde de Sina ou Fato Consumado, canta de peito aberto as poesias deste moço. Já deu para perceber que a bola da vez no Link Sonoro é Djavan, que acaba de lançar Vesúvio, o 24o álbum de sua carreira.

 

Vesúvio

 

A primeira coisa que nos chama a atenção em Vesúvio, é a capa do disco. Djavan surge com o rosto pintado de preto com dourado nos dedos e nos olhos, e um olhar tão profundo que é quase impossível desviar a atenção desta foto e do álbum como um todo. É um olhar de quem observa, questiona, ama, sofre e ainda assim faz da música e da poesia a porta de vazão para tudo que está presente no universo particular de Djavan.

 

Em Vesúvio, Djavan traz seu pop sofisticado (Foto: Nana Moraes)

 

Segundo o próprio Djavan, Vesúvio é um ábum pop e aqui um parênteses : não confunda o pop do Djavan com aquele que se apresenta em nosso século XXI. O pop do moço possuiu as doses generosas da sofisticação características do seu trabalho e letras palatáveis, mas com uma poesia de métrica perfeita e envolvida por temas diversos, além do uso elegante da Língua Portuguesa. Esse é o pop de Djavan, o mesmo que o levou para o grupo seleto dos grandes nomes da MPB, lançou suas músicas para os quatro cantos do Brasil e do mundo e lhe rendeu prêmios e discos de ouro e platina, ao longo de suas mais de quatro décadas de jornada musical.

 

Djavan (Foto: Nana Moraes)

 

O novo álbum de Djavan traz um mix de estilos bem arranjados e conduzidos por um grupo de músicos que já acompanham o moço há algum tempo e estão presentes tanto na gravação quanto na turnê que irá rodar o país. Estão lá Felipe Alves na bateria, Torcuato Mariano na guitarra, Renato Fonseca nos teclados, Arthur de Palla no baixo e Paulo Calasans no piano e teclados. Essa trupe faz a cama ideal para os sambas, as levadas jazzísticas, funks, o violão flamenco e os ritmos mais tribais que permeiam as composições de Djavan.

 

Djavan e sua super banda!

 

Por falar em composições, em Vesúvio Djavan aborda, de maneira delicada, temas como os dramas da sociedade atual e críticas explícitas a esse momento que vivemos, o amor, as relações pessoais e a natureza. Esta última ganha uma bela homenagem na faixa Orquídeas, essa flor – que aliás – é uma das paixões do cantor que tem centenas delas das mais variadas  espécies em sua casa. Neste samba Djavan discorre com naturalidade nomes dos mais complexos mas que passam suaves pelos nossos ouvidos e ainda dão um tempero sonoro para a canção.

“Djavanear” por vesúvio é necessário 😉

 

Verbo criado por Caetano, djavanear pelas músicas e letras de Djavan é uma verdadeira delícia sonora, necessária em dias tão complexos. Se você ainda não conferiu Vesúvio, aí uma boa oportunidade, o álbum está disponível em diversas plataformas de streaming. Agora se quiser acompanhar de perto o trabalho do moço é só acessar djavan.com.br.  

Até a próxima!