2017 começou bem com o lançamento do sexto álbum do Bonobo, Migration, após um hiato de 3 anos. Para quem não conhece, Bonobo é o nome usado por Simon Green, DJ, músico e produtor inglês que traz em sua jornada musical um bem sucedido trabalho na cena eletrônica, que vem ganhando corpo e fôlego desde o final dos anos 1990.

Migration inaugura uma nova forma de Bonobo compor suas canções. Em vez de se fechar em um estúdio, Simon Green aproveitou os intervalos em aeroportos e em aviões para criar as faixas de Migration em seu laptop. Talvez venha daí o nome do álbum, feito em locais diferentes do globo. Em seu novo rebento, Bonobo faz do universo da música eletrônica uma colcha de retalhos com sons hipnóticos, batidas leves, orquestrações, vozes suaves e arranjos complexos, mas altamente bem elaborados que vão crescendo ao longo do disco.

 

Migration
Migration

 

Em Migration também podemos perceber um tom mais pessoal, afinal Simon é um artista multifacetado que abraça todas as etapas da produção. Mesmo com um tom intimista, o álbum traz melodias que nos levam por uma viagem bem ao estilo do Bonobo. Variações de tons, referências de diversas culturas, doses generosas de trip hop e ares urbanos e conteporâneos.

 

Bonobo
Bonobo

 

Simon Green convidou nomes de culturas diversas para compor a salada musical que o moço nos oferece em Migration. Do Marrocos o coletivo Innov Gnawa que marca presença em Bambro Koyo Ganda. Da terra do Tio Sam vem a cantora Nicole Miglis que empresta seu vocal suave para Surface.  E da Australia Nick Murphy que deixa sua participação pra lá de especial em No Reason. Deu pra perceber que Bonobo é um artista multicultural e que sabe fazer como ninguém um produtivo intercâmbio musical.

 

Simon Green
Simon Green

 

Migration é um álbum que tem seus momentos experimentais, é verdade, mas suas viagens sonoras podem nos levar a locais pouco explorados e que são verdadeiras surpresas musicais. Ficou curioso para conhecer Migration e o trabalho do Bonobo, então é só acessar  bonobomusic.com . Aqui no Link Sonoro você confere Surface, faixa que traz a participação de Nicole Miglis .

Até a próxima! 😀

 

 

Anúncios