(Ouça a íntegra do programa aqui)

 

Um intervalo de 5 anos é um bom período para uma banda ou um artista solo criar novas nuances para seu trabalho, rever alguns conceitos, arrumar a casa e abrir espaço para novos parceiros. E este foi o período que o Red Hot Chili Peppers precisou entre I’m With You (2011) e The Getway, álbum lançado recentemente, para reorganizar sua vida musical.

 

The Getway
The Getway

 

Mas vamos começar pelas novidades. Se até 2011 a produção de vários discos do RHCP ficava por conta de Rick Ruben, desta vez ninguém menos que Danger Mouse acompanhou Flea e cia na elaboração de The Getway. O produtor, famoso pela sua criatividade, dá a este álbum do Red Hot suas tradicionais pitadas de eletrônico, mantém a força do baixo de Flea, assina algumas composições com o grupo e mescla o som tradicional da banda com alguns tons conteporâneos. Paralelo a tudo isso uma mudança que poderia causar um abalo na estrutura sonora da equipe.

 

 

Danger Mouse e Chad Smith
Danger Mouse e Chad Smith

 

A guitarra John Frusciante foi substituída pela de Josh Klinghoffer e talvez você possa sentir uma pequena diferença, afinal John contribuiu e muito para a construção da identidade musical do Red Hot Chili Peppers. Mas fazer comparações entre os dois guitarristas pode não ser uma boa pedida. Klinghoffer fez seu dever de casa muito bem e sua levada não compromete em nada The Getway, pelo contrário o rapaz mostrou que está integrado a sonoridade do grupo, que por sua vez absorveu bem seu novo guitarrista.

 

Flea e Josh Klinghoffer
Flea e Josh Klinghoffer

 

The Getway é um álbum ensolarado, que traz um repertório que mixa bem o rock, com pegadas funkeadas e baladas. E por falar em baladas vale destacar a participação de Elton John em Sick Love, faixa que ganhou um brilho a mais com o piano irretocável de Sir Elton. Se você ainda não conferiu The Getway, vale à apena escutar o novo trabalho dos moços do Red Hot e se deixar levar pelo som alto astral destes californianos. Agora para quem quer se aprofundar mais, digamos assim, na história do grupo é só acessar www.redhotchilipeppers.com.

 

Elton John e o RHCP, só alegria!
Elton John e o RHCP, só alegria!

 

Aqui no Link Sonoro você confere a faixa Dark Necessities.

Até a próxima! 😀