(Ouça a íntegra do programa aqui)

 

 

Este ano a cantora Maria Bethânia completa 70 primaveras, a maior parte delas dedicadas a música, a poesia e a cultura brasileira. Se fôssemos falar de toda a carreira de Bethânia iríamos precisar de vários posts e muitos programas, por isso para homenagear uma das maiores artistas nacionais vamos fazer um breve passeio por alguns dos trabalhos mais emblemáticos da cantora.

 

Maria Bethânia
Maria Bethânia

 

Para começar a gente volta em 1975 ano em que Bethânia completou uma década de carreira. Naquela época uma constelação de nomes da música brasileira estava na gravadora Philips e Maria Bethânia era uma delas. Para celebrar os 10 anos a gravadora perguntou qual “presente” a cantora gostaria de ganhar. Com a personalidade firme de sempre a moça não pensou duas vezes : queria um show e um disco com um dos nomes mais importantes da sua geração, Chico Buarque. O pedido foi atendido e os dois se apresentaram por meses no Canecão no Rio de Janeiro e o registro do show se tornou mais um clássico que Chico e Bethânia emplacaram na música brasileira: Chico Buarque e Maria Bethânia Ao Vivo. O espetáculo, que teve direção de Oswaldo Loureiro e criação de Caetano, Chico e Ruy Guerra, trazia em seu repertório faixas como Olê,Olá, Com Açúcar e Com Afeto, Sinal Fechado e Tanto Mar. O presente que era para Maria Bethânia, acabou se tornando um presente para a MPB.

 

Chico Buarque e Maria Bethânia Ao Vivo
Chico Buarque e Maria Bethânia Ao Vivo

 

Já 1976 foi o ano que Bethânia se tornou uma cantora popular e conhecida do grande público com o lançamento de Pássaro Proibido,  que lhe rendeu seu primeiro disco de ouro. E não era para menos, sua interpretação de Olhos no Olhos de Chico Buarque, arrebatou ouvidos e corações e foi tocada a exaustão nas rádios e TV’s de todo o país. Pássaro Proibido teve a produção de Caetano Veloso e Perinho Albuquerque e trazia as participações de Gilberto Gil, Dominguinhos e do próprio Caetano. Além das faixas bem selecionadas, a capa do álbum também chamava a atenção. O olhar sensível da fotógrafa Marta Viana, clicou uma Maria Bethânia com ares de divindade com seu olhar sereno e contemplativo. Aliás este ano Pássaro Proibido completa 40 anos de lançamento e taí uma boa oportunidade para relembrarmos as faixas que entraram para a história da MPB.

 

Pássaro Proibido
Pássaro Proibido

 

Nos dois anos seguintes, 1977 e 1978, Bethânia emplaca mais dois grandes sucessos da sua carreira. Em 77 a cantora ganha mais um disco de ouro com o álbum Pássaro da Manhã onde Maria Bethânia explora toda a força da sua interpretação em músicas e textos selecionados a dedo, como sempre claro. Estão lá Tigresa, Teresinha, Começaria Tudo Outro Vez, além de textos de Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Fauzi Arap, que dirigiu vários shows da artista. E em 78, aí sim, Maria Bethânia assina de vez seu nome da história da música brasileira ao ser a primeira cantora a atingir a marca de 1 milhão de discos vendidos com o álbum Álibi. Mais uma vez o repertório ficou primoroso e estão lá Explode Coração, Negue e Sonho Meu com a participação de Gal Costa. Este é outro trabalho de Bethânia que vale à pena ser escutado várias vezes!

 

Álibi
Álibi

 

E para encerrar este nosso pequeno passeio pela obra de Maria Bethânia, a gente vai até o ano de 1990 quando a baiana completou 25 anos de carreira. Meio quarto de século não é uma data qualquer e para festejar em grande estilo ela lança Maria Bethânia 25 anos que tinha em sua lista de convidados para esta celebração Nina Simone em Pronta Pra Cantar, João Gilberto  em Maria Linda Flor, a bateria da Estação Primeira de Mangueira nas faixas de abertura e encerramento e Gal Costa e Alcione em Awô – Inhansã. Um time de peso, mas para acompanhar a voz e a interpretação teatral de Bethânia só mesmo intérpretes de primeira grandeza.

 

Maria Bethânia - 25 anos
Maria Bethânia – 25 anos

 

Bom, esta foi nossa singela homenagem a um dos maiores nomes da cultura brasileira. Mais várias décadas de vida, música e poesia para Maria Bethânia, esta artista que nos faz sentir orgulho do nosso país e da nossa música. Aqui no Link Sonoro você confere a faixa Maria Bethânia com Não Mexe Comigo.

Até a próxima!😀