Durante a década de 1980 o pop ganhou novos contornos com  4 nomes que iriam marcar uma época, ditar estilo e fazer as vendagens das gravadoras alcançarem números astronômicos. Michael Jackson, Madonna, Cindy Lauper e Prince marcaram aqueles anos e suas obras continuam angariando novos fãs e sendo referência e norte para muitos artistas mundo afora. Mas a vida tem seus reveses e Michael Jackson já nos deixou e agora o cenário musical ficou com menos brilho com a perda de Prince.

 

O "quarteto fantástico" do anos '80
Desde os anos ’80 eles arrasam!

 

A trajetória musical de Prince começa como a da maioria dos garotos: uma banda com alguns amigos e primos, referências da música negra norte-americana, o desejo de fazer muitos shows e muito, no caso de Prince, muiiitooo talento, afinal o moço era um multi instrumentista famoso pelo seu perfeccionismo.  Além da veia musical acima da média, Prince também era um dançarino de mão cheia, famoso pelos seus saltos, aberturas e swing. Seria impossível conter o talento criativo do garoto : era uma bomba musical pronta para estourar a qualquer momento.

 

Era muito talento num garoto só!
Era muito talento num garoto só!

 

E foi o que aconteceu, à partir de seu primeiro álbum, For You lançado em 1978, o músico trilhou uma escala ascendente de hits, clipes, filmes e shows eletrizantes. Seu vício em compor e sua busca incansável pela nota perfeita e pelo verso ideal deu ao mundo verdadeiras pérolas da música pop. Dirty Mind, 1999, Purple Rain, Lovesex e Diamonds And Pearls são só alguns exemplos do caldeirão sonoro de Prince, um frontman exigente que sempre tinha em suas bandas mulheres talentosas ocupando baterias, baixos e guitarras.

 

Prince
Prince

 

E por falar em guitarra, vale destacar um dos lados mais brilhantes deste artista multifacetado : o guitarrista. Prince era um verdadeiro guitar hero, suas performances intensas, os solos fortes e criativos e uma levada funkeada colocaram o rapaz na lista dos melhores guitarristas do mundo. Já o compositor Prince deu uma grande colaboração para a carreira de vários artistas. Sinead O’Connor levou Nothing Compares 2 U, Stevie Nicks ficou com Stand Back, Chaka Ka Kan fechou pistas de dança com I Feel For You, as meninas do Bangles estouraram com Manic Monday e Alicia Keys soltou o vozeirão em How Come You Don’t Call Me. Resumindo : foram só 57 anos, mas o suficiente para Prince ultrapassar a barreira de estilos e se tornar um artista reconhecido, reverenciado e lembrado por várias e várias gerações.

 

O Guitar Hero
O Guitar Hero

 

Uma boa busca pela web e você pode conferir álbuns, filmes, vídeos e toda a produção generosa de Prince. Vale para matar saudade, lembrar aquela música que você tinha esquecido e conhecer tantas outras que você nem imaginava ser do Prince.

Aqui no Link Sonoro você confere When Doves Cry faixa do álbum Purple Rain.

Até a próxima!😀