Se estivesse vivo Luiz Gonzaga do Nascimento Filho completaria 70 anos neste 2015. Mais conhecido como Gonzaguinha, ele é, sem dúvida, um dos nomes mais pulsantes da nossa MPB com sua poesia elaborada, seu olhar crítico da realidade do nosso país e seu eterno desejo de uma vida melhor e mais justa para todo o povo brasileiro.

 

Gonzaguinha
Gonzaguinha

 

Quando a gente pensa que Gonzaguinha era filho do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, imaginamos que Gonzagão fosse sua primeira influência. Mas a história não é bem assim. Gonzaguinha é fruto da relação de Luiz Gonzaga com Odaléia Guedes dos Santos, a jovem faleceu cedo, aos 22 anos, vítima de tuberculose. E aí veio a grande questão, Gonzagão não podia ficar com a criança, que tinha 2 anos na época, em função das suas viagens pelo Brasil. A solução foi deixá-lo com seus padrinhos, Dina e Xavier, que moravam no morro de São Carlos no Rio de Janeiro. E foi neste local que começou a se formar o Gonzaguinha músico e poeta. A convivência com os sambas, o cotidiano pesado do povo e o violão do padrinho ajudaram no desenvolvimento artístico do jovem Luiz.

 

Gonzaguinha e Gonzagão
Gonzaguinha e Gonzagão

 

A vida foi seguindo e Gonzaguinha começou a compor suas primeiras canções e como o país estava em plena ditadura, não tinha como aquele jovem de alma inquieta não tocar nas feridas que o regime começou a criar nos “corações e mentes” da população. E aqui cabe um parênteses : nos tempos de chumbo, de 72 músicas apresentadas a censura, 54 passaram por alguma intervenção, como Comportamento Geral que foi proibida de ser veiculada mas não de ser comercializada e, claro, a faixa foi sucesso absoluto, rendendo ao artista seu primeiro álbum.

 

Gonzaguinha, um artista que sempre cumpriu a missão social da arte
Gonzaguinha, um artista que sempre cumpriu a missão social da arte

 

O repertório de Gonzaguinha traz reflexões profundas e poesias elaboradas, que transitam tranquilamente por temas que vão da denúncia ao amor. Para o filho de Luiz Gonzaga tudo ao seu redor era inspiração, principalmente o dia-a-dia de cada brasileiro. Um Sorriso nos Lábios, Com a Perna no Mundo, Recado, E Vamos à LutaO Que É, O Que É são só algumas pérolas da obra de Gonzaguinha, que é repleta de sambas, boleros, levadas oitentistas e tudo que o vasto território musical brasileiro pode oferecer.

 

Um olhar sempre crítico da nossa realidade
Um olhar sempre crítico da nossa realidade

 

Se você não se lembra ou não conhece o trabalho de Gonzaguinha, vale uma pesquisa no site www.gonzaguinha.com.br para conferir a herança musical que ele deixou para MPB.  Aqui no Link Sonoro você confere a faixa Comportamento Geral, que mais de 40 anos após seu lançamento, continua super atual .

Até a próxima!😀