50 anos de carreira, 50 anos de amizade e 50 anos de música não é para qualquer um, principalmente quando se mantém o mesmo nível de qualidade e um olhar sempre atento para o Brasil, um país tão rico em cultura, mas ainda um adolescente quando o assunto é política, economia, educação e por aí vai. Mas estes dois moços de 73 anos cumprem à risca a função da arte : são narradores, observadores e críticos do nosso tempo. Você deve estar se perguntando: de quem ela está falando? Estamos falando de Caetano Veloso e Gilberto Gil que, depois de mais de 20 anos, estão excursionando juntos pelo o país com a turnê Dois Amigos – Um Século de Música.

 

Caetano Veloso e Gilberto Gil - Dois Amigos Um Século de Música
Caetano Veloso e Gilberto Gil – Dois Amigos Um Século de Música

 

As obras de Caetano Veloso e Gilberto Gil se confundem com a construção da MPB na 2ª  metade do século XX. Estes rapazes passaram por vários momentos da nossa história e pularam de cabeça na luta contra a ditadura, criaram o Tropicalismo, um dos movimentos mais emblemáticos da nossa música, construíram uma estética única para suas letras e melodias e levaram para o mundo um Brasil verdadeiro onde as mazelas sociais não impedem a criação de uma cultura diversa, poética e extremamente rica, principalmente quando se fala de música. E após 50 anos eles continuam sendo influência máxima para quem quer conhecer nossa produção cultural e enxergar o país através da MPB.

 

Caetano e Gil, anos e anos de história, música e poesia
Caetano e Gil, anos e anos de história, música e poesia

 

A voz limpa de Caetano e o violão primoroso de Gil levam para a plateia, no melhor estilo voz e violão, um repertório que vem desde os tempos dos festivais até os dias de hoje. Impossível escutar São João, Xangô Menino e não se lembrar do show dos Doces Bárbaros, de 1976, que celebrava os 10 anos de carreira de Gil, Caetano, Bethânia e Gal. Tropicália nos coloca na cara da década de 1960 com toda sua ebulição cultural. Isso sem falar em Filhos de Gandhi, Terra, Domingo no Parque e Nine Out Of Ten, que nos levam para uma série de lugares diferentes.

 

Doces Bárbaros
Doces Bárbaros

 

O show Caetano Veloso e Gilberto Gil – Dois Amigos Um Século de Música, é uma verdadeira celebração da música brasileira, um momento raro de ficar frente a frente com dois artistas que, ao lado de tantos nomes, ajudam a construir a identidade sonora do Brasil. Quer uma dica? Fique de olho na agenda destes rapazes, a turnê ainda vai dar uma boa volta pelo país.

Aqui no Link Sonoro você confere os Doces Bárbaros e faixa São João, Xangô Menino.

Até a próxima! 😀

 

Anúncios