Quando os ingleses Tom Rowlands e Ed Simons criaram o The Chemical Brothers, talvez não imaginassem a “revolução” que eles causariam no cenário da música eletrônica. O som que tinha um caráter industrial e restrito a um público específico, porém fiel, ganhou proporções maiores e a adesão de fãs de diversas partes do mundo e de outras vertentes musicais. A grande sacada foi incluir uma sonoridade mais orgânica com a utilização de guitarras, baterias e a participação de peso de cantores e cantoras escolhidos a dedo. O primeiro álbum, Exit Planet Dust de 1995, foi sucesso de crítica, público e vendas. À partir daí o mercado não seria mais o mesmo e artistas de outros estilos passariam a incluir em suas criações pitadas de elementos eletrônicos.

 

Ed Simons e Tom Rowlands
Ed Simons e Tom Rowlands

 

Vinte anos depois, vários álbuns na bagagem e com uma carreira sólida, o The Chemical Brothers lançou, recentemente, Born In The Echos um disco que traz as marcas registradas da dupla : levadas super dançantes, arranjos autênticos, convidados de primeira e um olhar para o futuro. Em 52 minutos os “rapazes” mostram que ainda estão com o mesmo frescor criativo de 20 anos atrás e as 11 faixas, todas inéditas, são conduzidas por batidas fortes, bases psicodélicas, colagens sonoras e a contribuição vocal de nomes como St. Vicent, Beck, Q-Tip, Cate Le Bom e Ali Love. Aliás todo esse pessoal pescou de primeira a ideia da dupla para este disco : um trabalho que tenha uma sonoridade eletrônica pop, mas um pé no experimentalismo sonoro.

 

Born In The Echoes
Born In The Echoes

 

Born In The Echos é um álbum que tem um repertório bem amarrado e que consegue passar de um som eletrônico pesado para outro totalmente lisérgico sem causar estranhamento aos nossos ouvidos. A faixa título Born In The Echos, Go, Taste Of Honey e Just Bang são bons exemplos da coerência sonora do disco em meio ao que parece ser um caos. Para conferir o novo trabalho do The Chemical Brothers é só você acessar o site dos moços http://www.thechemicalbrothers.com/ . Lá você vai encontrar músicas, vídeos, fóruns, redes sociais e a agenda da dupla que, aliás, vem ao Brasil para se apresentar no Festival Sónar que vai acontecer em São Paulo entre os dias 24 e 28 de novembro.

 

Um show imperdível!
Um show imperdível!

 

Aqui no Link Sonoro você confere a faixa Go que traz a participação do rapper Q-Tip.

Até a próxima!😀