A família Caymmi tem em seu DNA música e poesia em doses generosas. Dori, Nana e Danilo Caymmi levam adiante, com muito talento, a herança artística deixada pelo pai Dorival Caymmi. E parece que a terceira geração deste clã cultural segue o mesmo caminho. Alice Caymmi, filha de Danilo, tem o mesmo dom para música, mas a sonoridade  conteporânea e experimental mostra que a moça busca novos horizontes para seu som.

 

Dori, Danilo e Nana : seguindo os passos do pai com muito talento
Dori, Danilo e Nana : seguindo os passos do pai com muito talento

 

Em 2014 Alice Caymmi soltou seu 2º álbum solo, Rainha dos Raios, um disco que traz – em suas 9 faixas – regravações para nomes como Caetano Veloso, Gil, Maysa e MC Marcinho, além de uma composição própria. Mas não se iluda, o trabalho está longe de ser um mero registro de releituras. Em Rainha dos Raios, Alice impõe sua identidade sonora e ao lado do produtor Diogo Strausz explora as mais diversas ambientações musicais.

 

Rainha dos Raios
Rainha dos Raios

 

Rainha dos Raios traz uma estética sonora marcante, com melodias que vem envolvidas por violinos, metais,  elementos eletrônicos e guitarras que às vezes chegam distorcidas e em outros momentos delicadamente harmônicas. Dona de uma voz grave e uma interpretação intensa, Alice Caymmi aproveita a cama bem feita pela banda e backing vocals para explorar nuances diferentes para cada canção. E por falar nelas – as canções – estão lá Jasper de Caetano Veloso, Meu Mundo Caiu de Maysa, Como Vês de Domenico Lancellotti e Bruno Di Lullo, Princesa do MC Marcinho e Iansã de Gil e Caetano. Ou seja, diversidade é o carro-chefe do trabalho de Alice Caymmi.

 

Alice Caymmi
Alice Caymmi

 

Para conhecer mais de perto o universo sonoro de Alice Caymmi é só acessar rainhadosraios.com . Aqui no Link Sonoro você confere Rainha dos Raios na íntegra, direto do Soundcloud da moça.

Até a próxima!😀