Nos dias atuais é muito difícil encontrar um artista que não tenha passado pela experiência de ver seu álbum “vazado” na rede antes de seu lançamento oficial. Com Bjork não foi diferente. O 9ª disco de estúdio da cantora islandesa estava previsto para chegar ao mercado em março, mas ele caiu nos ouvidos do público, via internet, este mês e a moça decidiu lançar Vulnicura no iTunes poucos dias após o vazamento do CD.

 

Bjork - Vulnicura
Bjork – Vulnicura

 

O tema central das composições de Vulnicura é o fim de seu casamento com o artista Matthew Barney. Ao longo das 9 faixas Bjork expõe a tristeza da separação, as incertezas que surgem após o término, o destino da família, as lembranças da relação e a cura das dores causadas pela situação. Bjork nunca soou tão confecional em suas composições. Ao expor uma fase tão delicada de sua vida pessoal, a cantora faz uma catarse sonora de seus sentimentos.

 

"Quem canta seus males espanta"
“Quem canta seus males espanta”

 

A experimentação e o diálogo com a tecnologia que Bjork apresenta em suas músicas, já são velhos conhecidos do público e em Vulnicura vocal, cordas, sintetizadores e batidas eletrônicas fazem a cama para as letras autobiográficas da cantora. Nas parcerias destaque para o produtor venezuelano Arca que manda muito bem na faixa  Not Get. Detalhe para a voz da islandesa que surge mais clara e encorpada após a retirada de dois nódulos nas cordas vocais em 2012.

 

Bjork
Bjork

 

Ao longo das 9 faixas, algumas bem longas como é o caso de Blake Lake com 10 minutos, Bjork mostra um trabalho coerente,  conteporâneo e independente das letras terem como norte o fim de um relacionamento, a moça não caiu no esquema  pop meloso ( o que nem de longe é a sua cara ) e manteve sua identidade sonora. Não espere melodias fáceis de digerir, afinal essa não é a “vibe” de Bjork, mas com certeza após algumas audições o som bem elaborado e produzido de Vulnicura vai conquistar espaço no seu HD musical. Para saber mais sobre Vulnicura e todo o trabalho de Bjork é só acessar bjork.com .

Aqui no Link Sonoro a gente confere a faixa Stonemilker.

Até a próxima! 😀