Um dos lançamentos mais esperados do ano para uma legião enorme de fãs, sem dúvida, era o 8º álbum do Foo Fighters, Sonic Highways. Dave Grohl e Cia. criaram um projeto que vai muito além do som e fizeram uma espécie de “mapeamento” da música norte-americana. Não entendeu? A gente explica.

 

Sonic Highways
Sonic Highways

 

Para registrar Sonic Highways, o Foo Fighters gravou cada uma das 8 faixas que compõem o disco, em 8 estúdios espalhados por 8 cidades diferentes dos Estados Unidos. Em cada local um convidado que trouxesse para as canções da banda as características daquela região. Com isso uma lista de músicos de primeira linha acompanhou o grupo em suas gravações. Estão lá Zac Brown, Gary Clark Jr. , Joe Walsh, Rick Nielsen entre outras feras das música americana.

 

Até Barack Obama marca presença em Sonic Highways
Até Barack Obama marca presença em Sonic Highways

 

Mas a mente criativa de Dave Grohl foi além e – em parceria com a HBO – registrou a gravações, bate-papos, ensaios e soltou, junto com o disco, um documentário de 8 capítulos, onde o público vai descobrindo aos poucos a história e a influência de cada estilo na produção musical norte-americana e, claro, do Foo Fighters também. Em Sonic Highways Chicago é representado pela faixa de abertura Something From Nothing, Texas foi a inspiração de What Did I Do? , Outside traz o ar californiano de Los Angeles e Seattle marca presença na balada Subterranean. Tudo isso embalado pelo o rock sem frescura da banda e o vocal rasgado de Dave Grohl. Aliás, segundo o próprio Dave, “o álbum é uma carta de amor à história da música norte-americana”.

 

Foo Fighters
Foo Fighters

 

Em suas viagens por essas “estradas sonoras” o Foo Fighters conseguiu criar um álbum direto, objetivo e muito bem produzido. Vale à pena conferir Sonic Highways, tanto o disco quanto o documentário, e descobrir a riqueza musical que tanto influenciou Dave Grohl e seus companheiros.

Aqui no Link Sonoro você confere a faixa Something From Nothing gravada em Chicago.

Até a próxima!😀