Caetano Veloso já dizia na música “Língua” : “Está provado que só é possível filosofar em alemão”. Filósofos como Nietzsche, Shopenhauer, Kant e tantos outros provam essa máxima de Caê.

 

A filosofia de Nietzsche sim, mas o soul de Denalane também

 

Mas os tempos são outros e agora, no século XXI, a gente pode ver que também é possível fazer soul em alemão. A cantora Joy Denalane mostra que há muito mais que filosofia nas terras germânicas. O pai sul-africano e a mãe alemã  cederam uma mistura perfeita para o DNA da moça que, muito cedo, descobriu que a música era o seu destino. Aos 16 anos seguiu seu caminho e começou a se apresentar em bandas de reagge e soul como Culture Roots e Family Affair.

 

Joy Denalane, soul alemão de 1a qualidade
Joy Denalane, soul alemão de 1a qualidade

 

Hip hop, soul, jazz, blues e reagge fazem parte do leque de produções de Joy, que além de ter uma voz belíssima e cantar em alemão e inglês também é compositora. Seu primeiro disco, Born and Raise, chamou a atenção de público e crítica e daí em diante a moça soltou mais dois álbuns de estúdio e um ao vivo. Em inglês ou alemão, Joy consegue mostrar que a música está muito além das fronteiras da língua e uma breve audição de seu trabalho vai fazer você cantarolar em alemão mesmo sem saber uma única palavra.

 

Born And Rise
Born And Rise

 

O mais recente trabalho da artista foi lançado em 2011 e tem o nome do meio de Joy Denalane, Maureen. Sim porque seu nome completo é Joy Maureen Denalane. O álbum traz todos os elementos que se precisa para fazer um bom soul. Uma interpretação refinada, uma banda entrosada e um swing particular em cada faixa. A língua alemã, por mais dura que possa parecer, cai como uma luva em cada composição.  Faixas como Niemand (Was Wir Nicht Tun), Mehr Als Wir e Nie Mehr ( que tem a participação de Julian Williams) são verdadeiras delícias sonoras. Mas, se você sentir falta de um “inglesinho básico” está lá Happiness, no melhor estilo balada romântica.

 

Maureen
Maureen

 

Vale destacar também a super banda que acompanha Joy Denalane. Metais bem colocados, um baixo cheio de groove, guitarras com muito ritmo e, como não pode faltar na boa soul music, backing vocals poderosas e com muito estilo. Para conferir o trabalho de Joy a melhor pedida, claro, é seu site www.joydenalane.com. Fotos, vídeos, discografia, tudo para matar a curiosidade de escutar : um bom soul em alemão!

 

Joy
Joy

 

Aqui no Link Sonoro você fica com a faixa Niemand (Was Wir Nicht Tun).

 

 

Até a próxima!😀