Quando um artista tem influência de várias culturas, é normal que sua obra seja um mix de estilos, línguas e referências. Se essa salada estiver bem temperada, o que se tem é uma deliciosa receita musical. Mayra Andrade é uma cantora que traz essas características. Nascida em Cuba, criada em Cabo Verde e com temporadas passadas em países como Alemanha, Senegal, Angola e agora França. Tantos climas, linguagens e estilos fazem da obra musical de Mayra uma viagem onde não existem fronteiras ou diferenças.

 

Mayra Andrade
Mayra Andrade

 

Este mês a moça soltou seu 4º álbum, Lovely Difficult, e mostrou que traz em sua música um olhar sensível e delicado para tantos estilos diferentes. Em crioulo, francês ou inglês Mayra mostra a mesma desenvoltura vocal, com um canto afinado e suave, sem excessos ou notas desnecessárias. Para acompanhá-la em sua nova empreitada, ela também buscou na diversidade cultural músicos de países diferentes. TéTé, Piers Faccini, Pascal Danae e Mario Lucio Sousa são só algumas feras que marcam presença em Lovely Difficult. Isso sem falar no produtor Mike Pelanconi, que levou Mayra e sua trupe para um estúdio em Brighton, no Reino Unido, e deixou essa moçada à vontade para fazer sua música. O resultado são arranjos criativos e ricos na variedade instrumental.

 

Lovely Difficult
Lovely Difficult

 

O repertório traz o lado livre da compositora, em letras que falam de amores e lugares de maneira poética mas com um pé no pop. E por pop, não se entenda aquele estilo pegajoso e estéril. O termo aqui é só uma maneira de se referir a uma música que pode cruzar diferentes ouvidos, sem causar nenhum tipo de estranheza. Isso faz de Lovely Difficult um álbum musicalmente elaborado, repleto de sutilezas e instrumentações que se unem de maneira harmônica e coerente. Ténpu Ki Bai, Le Jour Se Léve, We Used Call It Love, Rosa, Simplement e Ilha de Santiago são só algumas das surpresas melódicas que Mayra nos oferece em Lovely Difficult.

 

Mayra Andrade cruza fronteiras com sua música rica e seu canto afiando
Mayra Andrade cruza fronteiras com sua música rica e seu canto afinado

 

Se você ficou curioso para conhecer Lovely Difficult ou quer saber mais desta artista sem fronteiras é só acessar www.mayra-andrade.com . Das redes sociais a biografia, das músicas as fotos, está tudo lá, um clique e você já está no universo musical de Mayra Andrade. Uma boa viagem sonora!

Aqui no Link Sonoro você confere a faixa Ilha de Santiago.

Até a próxima!