Um dos álbuns mais bacanas que foram lançados em 2010, foi o de uma garota talentosa e criativa que nos apresentou um trabalho conceitual, que trazia uma narrativa inspirada no universo futurístico da ficção científica. The Archandroid de Janelle Monae, lançado naquele ano, trazia a androide Cindi Mayweather (referência ao longa Metropolis de Franz Lang), um robô que cometeu o pecado mortal de se apaixonar por um humano, o que fez dela uma fugitiva. Uma maneira interessante que Janelle encontrou para fazer um paralelo entre o preconceito e a discriminação.

 

The Archandroid - 2010
The Archandroid – 2010

 

Este ano Janelle Monae continua sua saga soul-futuristica com o lançamento de The Electric Lady, trabalho que traz a continuação da história de Cindi, as participações de Prince, Erykah Badu, Esperanza Spalding, Miguel e Solange Knowles, além do funk-soul-R&B bem amarrados que a moça faz. O discurso engajado também continua em seu 2º álbum, e Janelle não deixa de lado suas ideias à respeito da repressão e da auto-aceitação. Garota esperta e cheia de atitude!

 

The Electric Lady
The Electric Lady

 

Em The Electric Lady, Janelle Monae apresenta um swing conduzido por batidas eletrônicas em sintonia com linhas de baixo bem elaboradas, guitarras e violões harmonizados, metais discretos e pontuais e vocais afinados. Mas, sem os excessos “gritantes” que algumas cantoras mostram por aí. A moça faz tranquilamente o intercâmbio entre as raízes da música negra e a sonoridade hi-tech do século XXI. Faixas como Q.U.E.E.N que tem a presença de Erykah Badu, Givin’ Em What They Love com Prince na guitarra e back vocal, We Were Rock & Roll e It’s Code são algumas amostras de como Janelle Monae transita de maneira coerente no universo da black music de todos os tempos.

 

Janelle Monae e Erykah Badu, dobradinha de peso!
Janelle Monae e Erykah Badu, dobradinha de peso!

 

Janelle Monae segue firme no seu propósito de fazer uma música pop sem estrelismos e devaneios incoerentes. E a garota acerta em cheio com suas ideias musicais e pessoais. Se quiser navegar no universo de Janelle é só acessar www.jmonae.com . Está tudo lá,  fórum, redes sociais, músicas, fotos, vídeos e por aí vai. Boa viagem no universo de Janelle Monae!

Aqui no Link Sonoro você confere a faixa Q.U.E.E.N com a participação de Erykah Badu.

Até a próxima!