Versos cortantes, um olhar crítico da nossa realidade e vozes fortes para segurar o rap, estilo que pede, e muito, determinação e verdade. No Brasil de hoje  são vários o nomes que fazem do movimento hip-hop um cenário rico e múltiplo, afinal em um país de musicalidade tão diversa não poderia ser diferente. Neste universo Criolo e Emicida são dois nomes fortes. Não há como negar, os rapazes vem escrevendo uma história rica e cheia de detalhes sonoros e poéticos dentro da música brasileira.

 

Criolo e Emicida, versos cheios de força e verdade
Criolo e Emicida, versos cheios de força e verdade

 

Em 2012 Criolo e Emicida se uniram em um projeto audacioso. Um show em conjunto, com participações de alguns companheiros de música e rima e o registro do espetáculo, que viria a se tornar o DVD/CD lançado este mês, além de uma turnê por algumas capitais do país. Para captar toda a energia dos músicos e  da plateia, nada melhor que uma equipe tarimbada e cheia de ideias. E foi na própria poesia de Criolo e Emicida , urbana e urgente, que Paula Lavigne, Andrucha Waddington e Ricardo DellaRosa buscaram o formato que queriam dar ao registro do show. Foram 40 câmeras espalhadas pelo palco que “pescavam” cada instante, cada movimento, cada emoção dos músicos e cada reação da público. Um DVD intenso que passa aquela sensação de se estar no meio de toda aquela ebulição sonora.

 

Criolo e Emicida - Ao Vivo
Criolo e Emicida – Ao Vivo

 

O repertório faz um passeio pela composição contundente que Criolo e Emicida trazem em suas rimas. Estão lá Zica Vai lá, Não Existe Amor Em SP, Outra Palavras, Linha de Frente e Triunfo. Além de Capítulo 4 Versículo 3 e Vida Loka de Mano Brown. E por falar em Mano Brown, um dos cabeças do Racionais MC’s é uma das participações de peso do projeto. Marcam presença também Rodrigo Campos com seu cavaquinho cheio de samba e Evandro Fióti.

 

Mano Brown, participação que não poderia ficar de fora
Mano Brown, participação que não poderia ficar de fora

 

O resultado do projeto é uma gravação cuidadosa e artistas altamente entrosados fazendo uma música vigorosa e original. Para quem é fã dos caras, ou não, vale conferir o trabalho com atenção. O DVD já está à venda, mas, se a crise apertou no seu bolso, Criolo e Emicida disponibilizaram o CD para download gratuito no site feito exclusivamente para esse trabalho, é só acessar dvdcrioloemicida.com .

Aqui no Link Sonoro você confere do making of da gravação do DVD Criolo e Emicida Ao Vivo.

Até a próxima!