Essa semana no Link Sonoro a dica é o álbum The Messenger lançado recentemente pelo guitarrista Johnny Marr. Alguns de vocês vão perguntar : Quem é Johnny Marr? Claro, esse rapaz de 49 anos é mais conhecido pelos seus serviços prestados a banda inglesa The Smiths. Com Morrissey, Marr causou um reboliço sonoro na década de 80 com canções que até hoje são cantadas a plenos pulmões por fãs de todas as idades. Ao lado do The Cure, Siouxie & The Banshees e tantos outros, o The Smiths trouxe uma cara nova para o rock que vinha do seu momento punk. Mas nem tudo eram flores no relacionamento com Morrissey e o grupo acabou antes mesmo de completar uma década. E aí foi famoso “cada um pro seu lado”. Morrissey seguiu carreira solo e Johnny tocou em bandas tão importantes para o pop rock quanto seu extinto grupo. No seu curriculum estão Talking Heads, Modest Mouse, The Cribs e The The. Passou inclusive pelo Brasil, onde se apresentou com o The Pretenders. Ou seja, o cara é fera e todo mundo sabe disso. Depois de tantas viagens sonoras ao lado de músicos e bandas tão diversas, Johnny Marr decidiu que havia chegado o momento da sua carreira solo dar seus primeiros passos e é aí que entra The Messenger.

 

Ao lado de Morrissey, Johnny deu uma cara nova para o rock
Ao lado de Morrissey, Johnny deu uma cara nova para o rock

 

O 1º álbum solo de Johnny é um passeio pelo tradicional rock inglês com sua sonoridade urbana e cheia de guitarras melódicas. Não tem como, em alguns momentos, não se lembrar do som feito pelo Smiths e outras bandas oitentistas, afinal Marr ditou o rumo musical de muita coisa que se ouviu naquela época. Mas The Messenger traz uma grata surpresa, o moço canta e bem. Com arranjos adequados para sua voz, o músico traz composições vibrantes com seu canto afinado e sem excessos. Faixas como European Me, Lockdown, Generate! Generate! e I Want The Heartbreak mostram o caminho que Johnny quer seguir, referências do passado sim, mas com os dois pés no século XXI. Resumo da ópera? Vale à pena abrir espaço no seu HD para The Messenger, com certeza Johnny Marr vai agradar em cheio os fãs de longa data e conquistar os ouvidos da nova geração.

 

The Messenger
The Messenger

 

The Messenger saiu nos formatos CD, digital e vinil e você pode conferir os links de venda, as redes sociais de Johnny Marr e todo seu histórico musical em seu site oficial, é só acessar www.johnny-marr.com . Para os apaixonados pela guitarra vale clicar no link “guitarquestra” , um verdadeiro playground para qualquer músico!

 

Johnny, o cara é um verdadeiro guitar man
Johnny, o cara é um verdadeiro guitar man

 

Quer escutar The Messenger? Solte o play!

Até a próxima!

 

 

 

Anúncios