Macy Gray encerrou 2012 com uma carta de amor para Stevie Wonder, uma delicada declaração que usa a própria criação de Stevie para homenageá-lo. Como se as palavras e melodias do músico fossem exatamente o que Macy queria dizer. Já na capa de Talking Book ela diz :  “Macy´s love letter to Stevie Wonder on the 40th anniversary of his classic album” . E assim, sem medo ou reservas, a cantora regravou na íntegra um disco que é fundamental na discografia de Wonder.

 

O Talking Book de Macy é uma carta de amor para Stevie
O Talking Book de Macy é uma carta de amor para Stevie

 

Talking Book foi lançado em 1972 em um dos momentos mais criativos da carreira de Stevie Wonder. Na época, o músico já passava por uma mudança de conceito e estética musical e os  limites sonoros ( e comercias )  colocados pela gravadora, a lendária Tamla Motown, limitavam o desejo do rapaz de criar um som que bebesse em vários estilos e mesmo assim fosse único. Com composições recheadas de funk, soul, jazz, R&B e rock, “Stevie Maravilha” ( como o chama carinhosamente Gilberto Gil ) criou um dos discos mais vigorosos e originais da música norte-americana. Como a própria Macy diz : um clássico!

 

O clássico Talking Book de Stevie Wonder
O clássico Talking Book de Stevie Wonder

 

O Talking Book de Macy, lançado no final 2012, não tem a intenção de remexer na estrututa melódica criada por Stevie Wonder, mas também se permite, na medida certa, algumas pitadas de ousadia. Já na 1ª faixa, You Are The Sunshine Of My Life, a cantora mostra seu sentimento de amor pela obra do mestre em uma interpretação que não foge a original, mas ganha um charme a mais com a voz rouca e suingada de Gray.  Tuesday Heartbreak traz um grupo afinado de back vocals permeando toda a faixa, fazendo com a banda uma cama perfeita para a cantora soltar todo o soul-jazz- funk das suas veias. O hit Superstition ganha contornos lisérgicos e um arranjo repleto de detalhes sonoros, bem diferente da versão original. E assim Talking Book vai se desenrolando, sem pretensão de superar o álbum original, mas com uma vontade imensa de reverenciar e trazer à tona as 10 faixas que marcaram a carreira de Stevie Wonder, a vida de Macy Gray e que, com certeza, já teve uma de suas canções no repertório pessoal de todos nós.

 

Em Talking Book Macy se deixa envolver por cada nota de Stevie
Em Talking Book Macy se deixa envolver por cada nota de Stevie

 

Mais Macy Gray? É ó acessar www.macygray.com . E se quiser conhecer o Talking Book original, é só dar uma boa vasculhada na web que você vai encontrar essa obra-prima do “Stevie Maravilha”.

Aqui no Link Sonovo você confere You Are The Sunshine of My Life, com Macy e com Stevie.

Até a próxima!

 

MACY GRAY – YOU ARE THE SUNSHINE OF MY LIFE

 

 

STEVIE WONDER – YOU ARE THE SUNSHINE OF MY LIFE