Um coletivo formado por gerações diferentes, referências diversas, histórias mil e muito, mas muito, bom humor, molejo e amor pela música brasileira. Essa é a Orquestra Imperial, super grupo que tem em sua formação uma turma da pesada. Compõem o projeto ( que completa 10 anos ) Wilson das Neves, Moreno Veloso, Kassin, Thalma de Freitas, Nina Becker, Berna Ceppas Domenico Lancellotti, só pra citar alguns dos bambas que fazem parte desta Orquestra. Cinco após Carnaval Só Ano Que Vem (2007), o grupo acaba de lançar seu 2º trabalho, Fazendo as Pazes Com o Swing.

 

Fazendo as Pazes Com o Swing (2012)

 

Já na capa do álbum uma homenagem : Nelson Jacobina com uma camisa estilosa do Brasil, a maquiagem no melhor estilo Kiss e aquele sorriso aberto que o músico carregava. Jacobina fez parte da banda mas em maio, depois de uma batalha contra um câncer, o artista foi levar sua música para outras esferas. Daí o tributo ao amigo e parceiro da trupe. Em Fazendo as Pazes Com o Swing a gafieira, o samba e a bossa vem embalados em histórias de carnavais e amor. Levar para um registro fonográfico o calor e intensidade dos bailes de carnaval e salões de gafieira é uma tarefa quase impossível, mas o instrumental entrosado e os vocais variados da grupo, dão ao trabalho o vigor nescessário para que o swing proposto no nome contagie o ouvinte à cada faixa.

 

A Orquestra da alegria ( Foto: Caroline Bittencourt )

 

No repertório, Tamancas do Cateretê, A Saudade É Que Me Consola e Aguenta Mais são um verdadeiro convite a colocar “as sandálias de prata” e cair na folia. Mas, claro, há espaço também para boleros românticos e sambinhas delicados como em Alcaçuz e Ouvindo Vozes. Se a Orquestra Imperial algum dia se desentendeu com o swing a gente não sabe, mas em Fazendo as Pazes Com o Swing o grupo se mostrou totalmente comprometido com a proposta de uma união feliz e saudável entre ritmo e alegria. Um coletivo onde o grande destaque é a  música brasileira e toda sua energia. Para acompanhar as novidades desta galera é só acessar o site www.orquestraimperial.net , lá você encontra as redes sociais, vídeos, faixas do novo CD, fotos e muito mais. Aí, é só se deixar levar pelo som da Orquestra e cair na folia!

Aqui no Link Sonoro você confere a faixa Tamancas do Cateretê.

Até a próxima!