Antes de começarmos nossa conversa musical de hoje, é bom tirarmos da mente aquele tipo de papo sem pé e muito menos cabeça que diz que o rock morreu, o blues faleceu, o jazz foi desta para melhor e tantos outros já foram se encontrar com São Pedro. A música e seus estilos não desaparecem simplesmente, a mídia em geral é que gosta de, eventualmente, arrumar salvadores da pátria sonora. Mas isso não é nescessário, porque talento é o que não falta por aí para manter toda e qualquer vertente musical, e seu público, vivos, inteiros e melódicos. Tudo isso, para chegar no nome de Gary Clark Jr., um jovem e super talentoso guitarrista e cantor norte-americano, que acaba de lançar Blak and Blu ( assim mesmo : “blak” sem C e “blu” sem E ). Não, ele não veio ressucitar ninguém, mas sim mostrar seu talento para um público maior neste seu 1º álbum por uma gravadora de grande porte, a Warner.

 

Blak and Blu

 

Em Blak and Blu, Gary derrama todas as suas influências na guitarra, às vezes nervosa às vezes suave, e deixa sua voz mostrar as viagens musicais que passam pela sua cabeça. Com produção do próprio Clark em parceria com Mike Elizondo, o disco foge algumas vezes daquele blues que vem das raízes negras dos EUA, mostrando faixas que tem cara de FM. Mas também traz um rock conciso e sem frescuras, back vocals poderosas e uma banda que acompanha, e super bem, os pedardos inflamados do rapaz.  Em Numb, por exemplo, a guitarra distorcida domina toda a faixa e vem acompanhada de uma bateria firme e bem marcada. Exatos 5 minutos e 26 segundos depois e você já está ouvindo um soul altamente romântico e com cara de anos 50 em Please Come Home. Em Next Door Neighbor Blues o violão cheio de slide e o clima retrô da gravação te colocam cara-a-cara com algum bluesman texano em 1920 e poucos. E a faixa de trabalho Bright The Lights pega o ouvinte de primeira e define bem a cara do trabalho de Gary.

 

Taí uma dupla de peso, Gary e sua poderosa guitarra

 

Se você é daqueles que gosta de um som bem feito, vale deixar se levar pela onda de Gary Clark Jr.  com seus rocks, souls, pops e blues. Você pode começar pelo site do moço www.garyclarkjr.com ou então ir direto para o seu Soundcloud e soltar o play. Boa viagem sonora!

Aqui no Link Sonoro você confere a faixa Ain’t Messin ‘Round.

Até a próxima!