Não é segredo pra ninguém que aqui no Link Sonoro o tema é a música. Mas tem ocasiões que precisamos, e até nescessitamos, mudar só um pouquinho o foco dada a importância de certas personagens da história e cultura brasileira. E hoje a gente vai abrir essa brecha, afinal Graciliano Ramos é fundamental para qualquer brasileiro e para todo o Brasil nação.

 

Hoje Graciliano Ramos pede passagem no Link sonoro

 

Se estivesse vivo Graciliano Ramos estaria completando 120 anos. Ninguém chega a essa idade, ao mesmo tempo raros são os artistas ( sejam eles escritores, músicos, atores, pintores, escultores ou dançarinos) que tem sua obra imortalizada pelo tempo. Ele, o tempo, pode até passar, mas a arte não. Talvez por isso Graciliano, gênio que era, tenha seu trabalho no rol dos atemporais.

 

Baleia, a simpática cadelinha de Vidas Secas, aqui no filme de Nelson Pereira dos Santos

Será que ele tinha Insônia em sua Infância? Suas Memórias do Cárcere tinham um sentimento grande de Angústia? Será que os Viventes de Alagoas tinham Vidas Secas?

 

Bom dia Graciliano!
Bom dia porque?

 

Bom dia porque? diria ele a um colega de jornal que o cumprimentou em mais uma manhã de trabalho. Ele devia ter seus motivos para seu famoso “mal humor” , afinal desde aquela época o Brasil tinha suas falhas : políticas, econômicas, sociais e culturais. E até hoje isso tira o humor de qualquer brasileiro. Mas atrás deste homem meio ranzinza havia a criança, aquela que ele libertava de dentro de si em obras doces e singelas como A Terra dos Meninos Pelados e Histórias de Alexandre. Para mestres da literatura não existe idade, existem palavras e essas saiam das mãos de Graciliano cheias de cores, verdades e histórias.

Felicidades Graciliano? Pode ser. Mais felicidade ainda para o povo brasileiro que tem a alegria de poder ler, quanta vezes quiser, a obra objetiva, seca, direta mas altamente poética de Graciliano Ramos.

Bom dia Graciliano e feliz aniversário! 😀

Aqui no Link Sonoro um link para o texto Milagres de Graciliano Ramos.

Até a próxima!

 

.

Anúncios