No final de 2011 Belo Horizonte ganhou uma série de shows com “dobradinhas” super bacanas. Pelo palco do Galpão 1 da Funarte-MG, um local intimista e aconchegante,  passaram nomes como Moraes Moreira, Gilvan de Oliveira, Rosemary, Wanda Sá, Arrigo Barnabé, Nina Becker e Jards Macalé. Só pra citar alguns e tentar mostrar o tamanho da diversidade sonora proposta pelo projeto Compositores.br. Tudo indica que este ano não será diferente e o grande termômetro foi o 1º show da edição 2012 que aconteceu no sábado  14 de julho. O tema? Chico Buarque. Os convidados? Celso Moreira e Zizi Possi. Em shows separados, com versões instrumentais e cantadas, cada um deu a “sua versão” para o universo de Chico.

 

Nina Becker, uma das convidadas da edição 2011

 

Celso Moreira subiu ao palco para mostrar que a música instrumental tem seu espaço e público. Uma plateia calorosa pôde assistir uma apresentação orgânica e cheia de improvisos geniais. Celso (violão), Chico Amaral (sax), André Limão (bateria), Christiano Caldas (teclado) e Milton Ramos (baixo), exploraram sem medo um repertório variado de Chico Buarque. Samba do Grande Amor, Morena dos Olhos D’água e Sobre Todas As Coisas ganharam contornos coloridos, cheios de jazz, samba e bossa.

 

Celso Moreira e seus belos improvisos para Chico

 

Depois disso tudo o público ainda teve que tomar fôlego para absorver o canto de Zizi para a obra de Buarque. Seu canto afinado e a sutileza de sua interpretação conduziram um repertório conhecido da cantora, que não escondia a alegria de abraçar composições como Tanta Saudade, Beatriz e Pedaço de Mim, pontos altos do show. Uma banda entrosada e atenta às nuances da voz de Zizi, deu um volume sonoro ainda maior aos arranjos e a moça pôde deixar seu instinto conduzir o enredo.

 

Para Zizi, interpretar Chico é pura alegria e emoção

 

Como falamos lá no início, esta primeira “dobradinha” da edição 2012 já nos deu uma ideia do vem por aí dentro do projeto Compositores.br. Se você está em Belo Horizonte ou pretende fazer uma visita à capital mineira, fique atento às próximas datas porque o projeto se estende até dezembro. Mônica Salmaso, Juarez Moreira, Elba Ramalho, Fafá de Belém e Vander Lee são só alguns dos nomes que estarão no palco do Sesc Palladium. Um bom show para você!

Aqui no Link Sonoro você confere Zizi Possi em Tanta Saudade de Chico Buarque e Djavan.

Até a próxima!