O ano era 2005 e Tom Zé lançava, pela gravadora Trama, Estudando o Pagode : Na Opereta Segregamulher e Amor, uma espécie de manifesto pela mulher embrulhado em um pagode cheio de elementos. Sim, porque não há estilo musical que não receba com alegria a criatividade sonora de Tom. Neste trabalho a mulher é o grande norte para as composições do músico, seja ela a rejeitada ou a cheia de si, a chamada “objeto” ou aquela que está em casa, tanto faz, as nuances do universo feminino são expostas pela ótica poética, sensível e realista de Tom Zé.

Tom Zé e sua mistura consciente da música com o social

Esta opereta, dividida em seis atos, prima pela inteligência sócio-política de Tom Zé ao abordar temas como a violência, seja ela contra mulher ou contra os sentimentos, o pensamento machista, que pode surgir do masculino ou do feminino, o amor e sua complexidade além da força e resignação da mulher. O caminho que Tom Zé explora em suas letras é fruto de uma análise crítica forte e sem censura e causa, como em toda obra do artista, uma reflexão nescessária sobre temas tão delicados mesmo hoje sete anos após seu lançamento.

Estudando o Pagode - Na Opereta Segregamulher e Amor

Em Estudando o Pagode : Na Opereta Segregamulher e Amor, Tom Zé uniu ao pagode ritmos nordetinos, guitarras distorcidas, baladas delicadas, o eletrônico, o violão de 7 cordas e o cavaquinho. Namorou com o samba de Adoniran Barbosa e a bossa de Vinícius de Moraes e trouxe para o seu lado, nos vocais, nomes como Zélia Duncan, Suzana Salles, Luciana Mello e Jairzinho Oliveira. A opereta de Tom traz um cenário vasto cheio de tons, temas e histórias que se fundem com a multiplicidade sonora dos seus arranjos. Um trabalho que soa atemporal pelo tema e musicalidade e que merece ser escutado com atenção várias e várias vezes.

O "charmoso" Adoniran também é reverenciado em Estudando o Pagode

Para quem quer mais de Tom Zé é só acessar o site do rapaz www.tomze.com.br de lá você vai para as suas redes sociais. Agora, se quiser ouvir Estudando o Pagode : Na Opereta Segregamulher e Amor na íntegra é só acessar a página do álbum virtual da Trama e soltar o play.

Aqui no Link Sonoro você confere a faixa Proposta de Amor

Até a próxima!

 

Anúncios