Um espaço onde a voz cristalina de Gal Costa e a poética sonora de Caetano Veloso pudessem se unir para voos musicais mais profundos. Assim é Recanto, novo trabalho de Gal que traz a assinatura de Caetano na composição das onze faixas e também na produção, ao lado do filho Moreno Veloso.

A voz é de Gal e a poesia de Caetano

 

Escutar Recanto exige que nos desfaçamos da imagem recente que temos de Gal, como uma forte intérprete da nossa música brasileira passeando com segurança por temas clássicos da MPB. Aqui a cantora se permite enveredar por novos“recantos” onde a experimentação e o clima cool se fazem presentes nos arranjos que servem de cama para a voz de Gal Costa, que com um canto às vezes mais aberto e em alguns momentos mais contido aumenta a força das palavras de Caetano.

 

Recanto

 

Segundo Caetano, ele decidiu fazer este trabalho ao lado de Gal após assistir a um show da moça em Portugal ao lado de Antônio Cícero. Apesar do clima intimista do show a imagem vigorosa de Gal, e suas negras madeixas, no palco deram o pontapé inicial ao trabalho criativo do compositor. Se por um lado se percebe a continuidade de uma estética que Caetano vem trabalhando desde (2006), por outro se nota a entrega de Gal às frequências eletrônicas que permeam todo o álbum.

 

Gal ao vivo: vigor e intensidade

 

No repertório de Recanto Gal Costa dá vida às reflexões de Caetano sobre a existência humana, medíocre ou não, a tecnologia e até aonde ela pode ou não expor a força de um canto, o cotidiano e as origens do povo brasileiro, além das delicadas referências ao amor. Letras que vem envolvidas por sintetizadores guiados por Kassin, Moreno e Zeca Veloso e pelo piano exuberante de César Camargo Mariano. Um terreno indie, eletrônico e cult, esse é o caminho que Gal trilha em Recanto, um álbum que merece atenção e diversas audições para se perceber toda a dimensão de sua proposta.

 

Moreno Veloso e Kassin, o lado eletrônico de Recanto

 

Um passeio pelo site da baiana é super válido para fazer uma retrospectiva de sua carreira, conferir as novidades do seu Twitter, vídeos e muito mais, é só acessar www.galcosta.com.br.

Aqui você confere a faixa Neguinho.

 

Até a próxima!

Anúncios