Se você gosta das misturas sonoras feitas por músicos que juntam no mesmo caldeirão estilos urbanos como o hip-hop e o eletrônico, a levada reggae, uma dose de rock e elementos étnicos de culturas diversas, vale se aprofundar no universo do Balkan Beat Box.

O BBB é fruto da parceria entre o saxofonista Ori Kaplan e o percussionista Tamyr Muskat, israelenses radicados em Nova York com um histórico musical pautado pelo multiculturalismo. Ori já passou pelo Gogol Bordello, Firewater e Shot’nez, já Tamyr além do Firewater também marcou presença no Big Lazy. A dupla uniu forças com o MC Tomer Yosef, um cara que é uma verdadeira metralhadora verbal e gestual.

Balkan Beat Box, criatividade de sobra

O 1º álbum da banda, Balkan Beat Box  de 2005, já apontava os caminhos que esse coletivo sonoro iria tomar. Mas foi com Nu Med (2007) que o BBB caiu nas graças da mídia e aumentou seu séquito de fãs incondicionais. O trio veio acompanhado de uma verdadeira trupe de feras e é impossível não cair na dança em faixas como Hermetico ou não deixar a imaginação te levar a algum lugar do oriente com Joro Boro. Nu Med ainda traz cantores convidados árabes, gregos e búlgaros, o que só fez aumentar a diversidade sonora das faixas.

Nu Med

Em 2010 o Balkan Beat Box volta à cena com seu terceiro rebento, Blue Eyed Black Boy. A ausência de fronteiras, sejam elas de estilo ou cultura, continua norteando o trabalho do BBB. Naipe de metais vigorosos, guitarras com tons ciganos, percussões repletas de detalhes orientais, elementos eletrônicos e os já citados vocais multiraciais abrem caminho para a explosão criativa de Ori, Tamyr e Tomer. Move It, Marcha De La Vida, War Again e Balcumbia são alguns destaques do repertório eclético de Blue Eyed Black Boy.

Blue Eyed Black Boy

Ao vivo o Balkan Beat Box é incansável, as apresentações são marcadas pela energia que cada integrante despeja no palco. Uma força contagiante que traz qualquer plateia abaixo. Nos site desta trinca genial, www.balkanbeatbox.com , você encontra  tudo para matar sua curiosidade, caso ainda não conheça o BBB. Estão lá histórias, vídeos, músicas, fotos, redes sociais e fórum. Tudo para você ficar por dentro do trabalho desta galera pra lá de antenada com as várias vertentes da música mundial.

Aqui você confere a faixa Move It do álbum Blue Eyed Black Boy de 2010.

Até a próxima!