Em março deste ano a Trama Vitual lançou seu novo site, o Álbum Virtual, no qual o internauta pode baixar gratuitamente CD’s de seus artistas na íntegra.

O novo formato proposto pela Trama, pode se tornar uma forma legal e lucrativa de divulgação na era digital, onde os downloads nem sempre são legais e o músico muitas vezes não recebe pela sua obra.

No projeto Álbum Virtual o artista recebe um valor (pago por uma empresa patrocinadora) para ficar com seu trabalho disponível no site por um determinado período e o público pode baixar em seu computador tendo, inclusive, a comodidade de transferir para o player que preferir.

Ed Motta

O site ainda está em fase de abastecimento de conteúdo, mas nomes como Ed Motta já estão disponíveis para download. Outra novidade no site é a disponibilização dos Songbooks produzidos por Almyr Chediak (já falecido). São 5 álbuns com mais de 70 músicas e 40 intépretes, onde o internauta além de ouvir as canções, também terá acesso a informações do artista e poderá baixar os álbuns e extras. O projeto publicado por Chediak a partir do final dos anos 80 trazia letras e partituras dos grandes nomes da música brasileira como Caetano, Cazuza, Tom Jobim, Chico Buarque, Ivan Lins e tantos outros lançados pela Editora Lumiar.

Songbook Tom Jobim

Com essa iniciativa ganham mercado, artista, público e a música popular brasileira, perdida em meio a tantas histerias provocadas pelas grandes gravadoras que ainda não encontraram um formato ideal de comercialização e divulgação.

E já que falamos de boa mpb, aqui no Blog da Pelo Mundo você escuta o maestro Tom Jobim na clássica e bela Sábia.

[iframe: src=”http://masterlinuxweb.com/pmundo/blog/Tom_Jobim_-_Sabi.mp3″ width=”310″ height=”65″]

Até a próxima!

Por Michelle Bruck