Teoricamente o forte do nosso blog é música, até porque respiramos música 24H por dia. Mas de vez em quando algumas dicas de outras vertentes artísticas são bem vindas e no caso de hoje é a 7a arte.

Confesso adorar assistir filmes, mas não tenho aqueles dizeres rebuscados, no qual poderia me permitir falar das tomadas, iluminação, roteiro, condução das personagens, fotografia etc etc etc. Aquela coisa acadêmica de ser digamos assim, mas mesmo assim vamos lá.
Kathryn Bigelow lançou em 2009 o longa ‘ Guerra ao Terror ‘ ( ‘ The Hurt Locker ‘ ) , filme de baixo orçamento e sem muito destaque nas bilheterias americanas que aqui no Brasil saiu somente em DVD. Ambientado no Iraque, ele mostra o cotidiano de 3 soldados norte-americanos em suas missões numa guerra sem fim, quase no final de sua permanência no país.
Até aí nada demais não fosse a forma que Kathryn expõe o conflito ( entre países e o maior de todos, psicológico) , indo muito além de explosões fantásticas e perseguições sem fim. Logo no início ela sinaliza : ‘a guerra é uma droga que vicia’.
E tem razão, dado momento você se questiona : qual é o real motivo desta guerra? petróleo? caça a terroristas? competição? e o ser humano que se torna soldado ( de qualquer dos lados ) também não quer desabafar ali suas angústias pessoais? e o vício? o desejo incontrolável pela violência? como o sargento que coleciona souvenirs estranhos, como pedaços das 873 bombas que desarmou. Será essa a única forma que se encontra para solucionar qualquer coisa?
Enfim, o filme consegue levantar uma série de questionamentos, faz o expectador refletir não só sobre a guerra do Iraque, mas sobre todos os pequenos e grandes conflitos físicos, sociais, econômicos, emocionais e psicológicos que assolam o nosso mundo viciado em competição e soluções agressivas para tudo, desde uma pequena discussão no trânsito ao destino de milhares de pessoas.
Vale a pena, na minha opinião, conferir ‘Guerra Ao Terror’, que aliás ontem faturou o prêmio de melhor filme da Liga dos Produtores da América. Aqui no blog da pelo mundo você confere o trailer oficial do filme.
Até a próxima!