Esse fim de semana a TV paga e também a aberta homenagearam dois grandes nomes da música, Michael Jackson e Wilson Simonal.
Na última sexta-feira ( 11.12 ) a Rede Globo exibiu o ‘Baile do Simonal’, que reune vários nomes da cena nacional interpretando músicas de Wilson Simonal. O projeto tem direção e produção musical de seus filhos, Simoninha e Max de Castro, que fizeram um apanhado da obra do pai do final dos anos 60 até início dos ano 70. Suingue e elegância bem ao estilo do Rei da Malandragem e participações super bacanas como as de Marcelo D2, Frejat, Maria Rita, Caetano Veloso, Seu Jorge, Mart’nália além é claro, de Max de Castro e Simoninha, fizeram do projeto um luxo só.
O registro na íntegra está nas lojas nos formatos CD e DVD, terá uma turnê nacional a partir do ano que vem e os herdeiros de Simonal já avisaram, em cada cidade o show terá a participação de um artista local.
Imperdível!
Já no canal pago ‘Multishow’ outro ícone era homenageado. No domingo ( 13.12 ) foi exibido o especial ‘Seu Jorge Canta Michael Jackson’ (o nome já diz tudo sobre o repertório), mas algo se perdeu na apresentação. O especial tem um caráter filantrópico – o convite foi feito por Luciano Huck para comemorar os 5 anos do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias – e até aí tudo bem, mas o show em si deve ter feito Michael Jackson se revirar algumas vezes em seu túmulo.
Apesar da big band formada por 16 músicos e 4 backing vocals e o talento de Seu Jorge, o programa ficou muito aquém do que se podia esperar. O que podemos assistir foi um Seu Jorge sem muito entusiasmo ( ao contrário de sua participação no ‘Baile do Simonal’ ), arranjos sem criatividade, que buscavam semelhanças as músicas originais de Michael mas que não atentavam para os detalhes das composições, um roteiro que pecou pelo óbvio e algumas rateadas como incluir uma música de Tim Maia no final da apresentação. Válido pelo cunho social mas insoso, insípido e inodoro em termos musicais.
Para encerrar nosso papo, nada melhor que música, no blog da pelo mundo você confere os super originais Wilson Simonal e Michael Jackson. Até a próxima!
Wilson Simonal – ‘Sá Marina’

Michael Jackson – ´Smooth Criminal’