A música feita pelo grupo americano Spyro Gyra (lê-se spairo jaira) já teve uma série de definições em seus mais de 30 anos de existência. Jazz Fusion, Rock Progressivo, Smoth Jazz, Pop instrumental e o que mais se possa imaginar. Na verdade definir essa banda formada por cinco ‘rapazes’de muito swing é quase impossível.
Nestas mais de três décadas de carreira, o grupo passeou por estilos e criou parcerias das mais diferentes possíveis, sempre com a sonoridade característica do Spyro Gyra que tem no improviso sua maior força.

Com algo em torno de 25 álbuns no currículo e vários prêmios – entre eles o Grammy Award 2009 por melhor album instrumental Pop com ‘A Night Before Christmas’- o Spyro Gyra lançou este ano o CD ‘Down The Wire’.
Antenados com as diversas possibilidades da música, o trabalho traz faixas com sintetizadores sem perder o foco do instrumental bem elaborado de Jay Beckenstein (Saxofone), Tom Schuman (Piano), Scott Ambush (Baixo), Julio Fernandez (Guitarra) e Bonny Bonaparte (Bateria), que assume os vocais na música ‘Make It Mine’.

E se você ficou curioso e quer conhecer melhor esta banda fundamental do Jazz contemporâneo, a internet é o melhor lugar. O Spyro Gyra também é um grupo super conectado e seu trabalho pode ser facilmente acessado no Facebook, MySpace e no site oficial http://www.spyrogyra.com/
Aqui o EPK (eletronic press kit) do mais novo CD dos caras ‘Down The Wire’.